Murilo Rosa e Fantin prestigiam na OAB estréia do filme Orquestra dos Meninos
Brasília, 29/08/2008 - Os atores da TV Globo Murilo Rosa e Priscila Fantin comparecerão ao primeiro dia da Conferência para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realizará de quarta (03) a sexta-feira (05) na sua sede, em Brasília. Os dois atores prestigiarão no dia 3, às 18h, no auditório da OAB Nacional, a exibição do filme "Orquestra dos Meninos", no qual são os protagonistas.
A conferência é organizada pelo movimento Brasil contra a Violência e conta com participação de entidades como Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), além do Ministério da Justiça e outras instituições públicas e privadas.
O filme "Orquestra dos Meninos", do diretor Paulo Tiago - com os atores Murilo Rosa e Priscila Fantin nos papéis principais - é baseado em fatos reais. A obra conta a história do maestro Mozart, na década de 80, quando resolveu ensinar música para as crianças que trabalhavam nos canaviais do sertão de Pernambuco. Essa atitude - como lembra o coordenador da Conferência da OAB, José Augusto Lopes Sobrinho - provocou violência e difamação por parte dos poderosos da sua cidade, que passaram a persegui-lo e atemorizar os pequenos músicos.
Mas, independente das ameaças, a orquestra formada por meninos foi reconhecida internacionalmente e, com ajuda de países como a Bélgica e França, o maestro conseguiu erguer uma fundação onde cerca de 200 crianças e jovens aprendem a arte da música. A coordenação da Conferência para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz avalia que a presença dos dois atores da Globo ,- para exibição de um filme exemplar sobre a paz e o amor à arte -, no primeiro dia dos trabalhos, será contribuição importante para o êxito dessa iniciativa que visa discutir e buscar formas de conter a violência que aflige a sociedade brasileira. Diversas autoridades no assunto, ministros, estudiosos, parlamentares e juristas já confirmaram presença nos diversos painéis dos três dias da Conferência.