Intendência Penitenciária vai apurar denúncia de maus-tratos feita na OAB-AL

terça-feira, 15 de julho de 2008 às 10:51

Maceió (AL), 15/07/2008 - O intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, solicitou a abertura de inquérito policial em paralelo a sindicância administrativa que apura as denúncias de maus-tratos na Casa de Detenção de Maceió, em Alagoas. A denúncia de maus-tratos foi feita à Comissão de Direitos Humanos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, por familiares de presos. Segundo a denúncia, três reeducandos estariam com pés quebrados. A agressão teria sido praticada por agentes penitenciários após uma tentativa de fuga.

Para garantir a lisura no processo de investigação da denúncia, o intendente-geral afastou os gerentes geral - capitão Roberto Goulart - e de disciplina - Vitor Gomes - das funções na unidade prisional. O diretor do Departamento de Unidades Prisionais (DUP), coronel Cícero Correia, está respondendo interinamente pela direção da Casa de Detenção de Maceió até que as investigações sejam concluídas.


Por causa da denúncia de maus-tratos, o juiz corregedor do Sistema Penitenciário, Sóstenes Alex, já visitou a Casa de Detenção de Maceió para avaliar as condições físicas dos reeducandos. Bugarin informou, ainda, que os reeducandos citados na denúncia serão encaminhados para o Instituto Médico Legal Estácio de Lima, onde serão submetidos a exames de corpo de delito