OAB vai processar senadora Patricia Gomes
Brasília, 11/11/2003 – O Conselho Federal da OAB vai processar criminalmente a senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) por abuso de autoridade. O processo será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 22 de outubro, durante audiência na CPI Mista da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a senadora deu voz de prisão ao advogado Abadio Marques de Rezende, que foi retirado à força por seguranças e conduzido à Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, acusado de desobediência e desacato.
O advogado, que será desagravado em sessão do Conselho Federal da OAB, acompanhava o atleta Zequinha Barbosa na audiência da CPI e havia pedido uma questão de ordem, negada pela senadora. Segundo entendimento da OAB, a atitude de Patrícia Gomes, além de autoritária, revela ignorância sobre o papel do advogado, amparado pela Constituição Federal, de profissional essencial à administração da Justiça.
O Conselho Federal designou como relator do caso o advogado Esdras Dantas de Souza, que deverá encaminhar o processo ao Supremo Tribunal Federal nas próximas horas. Vários conselheiros criticaram duramente a senadora pela forma como agiu contra o advogado, que no exercício da defesa do cliente (no caso, Zequinha Barbosa) integra o corpo dos operadores de Direito, devendo ter respeitadas suas prerrogativas profissionais.