Ex-advogado com folha corrida penal é preso por aplicar golpes em inativos

quarta-feira, 25 de junho de 2008 às 11:58

Rio de Janeiro, 25/06/2008 - Agentes da 38ª DP (Brás de Pina), no Rio de Janeiro, prenderam um ex-advogado que, com uma coleção de anotações criminais ao longo de 30 anos, escolheu aposentados como o alvo principal de seus golpes. Mesmo não tendo sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há quase cinco anos, Jorge Baptista Rangel Filho, 49 anos, continuava atuando em vários processos, ainda que de forma indireta. Ele defendia inativos que pleiteavam indenizações, aumentos e outros benefícios junto ao INSS, mas, quando as ações eram ganhas, Jorge desaparecia com o dinheiro.


As investigações da Polícia Civil começaram há pouco mais de uma semana, logo depois da descoberta de um dos mais recentes golpes aplicados pelo estelionatário, que resultou em um prejuízo de cerca de R$ 80 mil a um aposentado.


Segundo agentes do Grupo de Investigação Criminal (GIC) da delegacia, a principal área de atuação do estelionatário era a Zona Oeste. Em bairros como Bangu, Santa Cruz, Realengo e Campo Grande, Jorge Baptista montava escritórios, contratava advogados recém-formados e estagiários de Direito, que serviam como ''escudo'' para dar entrada nas ações judiciais, já que ele não podia mais atuar nos tribunais.


"Mas os próprios advogados também eram lesados, porque ele pegava uma procuração com os aposentados e, no instante em que as indenizações eram pagas, recebia o dinheiro e fechava o escritório", explicou um dos policiais da 38ª DP. Já na cela, o golpista se defendeu dizendo que, em 2007, dividia um escritório com uma advogada. Segundo ele, era ela quem aplicava os golpes: "Esta senhora Tatiane usava uma identidade falsa para receber dinheiro dos aposentados".