OAB-AL pede à Polícia Federal envio de documentos ao MPE
Maceió (AL), 18/06/2008 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas enviou ofício ao superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna, para solicitar que os documentos dos deputados Paulo Fernando dos Santos (Paulão, PT), Marcos Barbosa (PPS), Marcos Ferreira (PMN) e João Beltrão (PMN) sejam encaminhados ao Ministério Público Estadual. Os parlamentares foram indiciados no inquérito da operação Taturana, que investiga irregularidades envolvendo a Assembléia Legislativa. Ao contrário dos demais colegas indiciados no inquérito, esses deputados não foram afastados de seus cargos.
No dia 5 de maio, o presidente da OAB Alagoas, Omar Coêlho de Mello, encaminhou ofício ao procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, pedindo o afastamento dos quatro parlamentares. O MP se manifestou alegando que a Polícia Federal não havia enviado os documentos necessários para o pedido de afastamento.
No documento, a presidente em exercício da OAB Alagoas relata que, semanas atrás, o Ministério Público anunciou que iria solicitar só os afastamentos de João Beltrão e Marcos Ferreira à Justiça, deixando de fora os outros dois indiciados, ao argumento de que esse Departamento da Polícia Federal não teria encaminhado qualquer documento que justificasse tal medida.