OAB-PI debate com TJ na segunda sobre estrutura e falta de juiz

sexta-feira, 06 de junho de 2008 às 05:57


Teresina (PI), 06/06/2008 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí terá audiência na próxima segunda-feira (09), às 9h, com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Raimundo Nonato Alencar, para tratar da grave situação em que se encontra o Foro Criminal de Teresina. Os advogados criminalistas no Estado estão sofrendo e pagando pela falta de estrutura do judiciário. A audiência foi solicitada pela OAB, a pedido da Associação dos Advogados e Defensores Públicos Criminalistas do Piauí, que fizeram hoje uma mobilização em frente ao Foro Criminal, no centro de Teresina.


Durante a mobilização, que contou com a presença da diretoria da OAB, os advogados cruzaram os braços em protesto pelo descaso com a justiça criminal. Segundo a OAB -PI, as condições físicas do Foro Criminal são precárias e a falta de estrutura humana emperra o trabalho dos advogados, uma vez que não há promotores e juízes suficientes e nem servidores qualificados. O problema acaba por retardar o andamento dos processos, gerando prejuízos não apenas para os advogados, mas para as partes envolvidas e a sociedade.


Uma das solicitações emergenciais da OAB ao desembargador Alencar será a solicitação de designação de juízes nas varas da capital, de forma que com a vacância novos juízes aprovados em concurso sejam nomeados posteriormente, evitando, assim, o número reduzido de magistrados para a grande demanda de processos.