Savana: OAB-RO acompanha buscas em escritórios de advogados

sexta-feira, 06 de junho de 2008 às 10:05

Porto Velho (RO), 06/06/2008 - O presidente da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hélio Vieira, acompanhou o cumprimento de mandados de prisão temporária de três advogados, referentes à "Operação Savana" desencadeada pela Polícia Federal para cumprir diversos mandados de prisão e busca e apreensão em todo Estado.

Logo que foi avisado da operação, por volta das 6h da manhã desta quinta-feira, o presidente da OAB Rondônia acionou os membros do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Seccional e, juntamente com a presidente do Tribunal de Prerrogativas, Keila Oliveira, o conselheiro federal Celso Ceccatto, os conselheiros estaduais José Bandeira Filho e Marcos Araújo acompanharam a busca e apreensão efetivada pela Polícia Federal nas residências e escritórios dos advogados.


"O objetivo da presença dos representantes da OAB é assegurar e resguardar as prerrogativas profissionais dos advogados, como reza a lei", afirmou Hélio Vieira. A Operação Savana tem como objetivo cumprir mandados judiciais de prisão, busca e apreensão contra servidores públicos e empresários ligados a um esquema de corrupção utilizando o Sisflora (sistema de controle do fluxo de produtos florestais desenvolvido pela empresa Tecnomapas). O monitoramento judicial, confrontado com acompanhamento de campo e consultas ao programa informatizado, descortinou um esquema de criação fictícia de créditos no banco de dados da administração e concessão irregular de licenças ambientais.