Dia do Trabalho: Britto quer garantia de direitos conquistados
Brasília, 01/05/2008 - Ao saudar hoje (01) os trabalhadores brasileiros pela passagem do Dia do Trabalho, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, destacou que o conteúdo de protesto que pauta o tom das celebrações em torno desse dia dá o testemunho do quanto ainda é preciso avançar nesse setor. "Hoje os debates são voltados para a redução de direitos historicamente conquistados, com o que não podemos concordar. O tom do debate deve ser no sentido de manutenção das conquistas, em torno de fatores de estabilização e segurança no emprego, garantia de emprego formal e melhores condições de trabalho nas empresas e indústrias, e não da redução de garantias", afirmou Britto.
No Dia do Trabalho, Britto ainda fez uma reflexão sobre os debates que se dão no Congresso em torno da reformulação da legislação trabalhista e dos quais a OAB tem participado ativamente e sido chamada a se manifestar. Para o presidente nacional da OAB, as propostas em torno de mudanças à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pela sua história e importância, devem voltar às suas origens, ou seja, ao trabalhador brasileiro.
"Merece voltar às ruas, para discussão entre os trabalhadores. Trata-se de uma legislação muito especial, que surgiu no leito das ruas e dos trabalhadores, após mulheres terem sido queimadas dentro de uma fábrica (em referência ao fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher) e trabalhadores, assassinados (referindo-se ao fato que originou o 1º de maio)".