Governador convida OAB-PI para reunião de guerra contra dengue

terça-feira, 15 de abril de 2008 às 11:44

Teresina (PI), 15/04/2008 - Representantes de várias entidades da sociedade civil organizada foram convidados pelo governador do Estado, Wellington Dias (PT) para uma reunião, no final da tarde desta segunda-feira (14), no Palácio de Karnak, em Teresina. Na oportunidade foi lançado o Plano Estadual de Combate à Dengue, plano que terá mobilização das comunidades, mutirões de limpeza e ações para matar o Aedes aegypt, incluindo ações de assistência para os doentes. Presente à reunião, o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, Norberto Campelo, afirmou que a entidade criará um comitê de combate à dengue, o qual ficará responsável pelo envio de correspondências por e-mail e carta a todos os advogados do Estado, no sentido de fazer o chamamento para que todos sejam também agentes contra a doença.


"Pelo que os técnicos de saúde relataram nessa reunião, fica mais evidente que somente o poder público não será capaz de acabar com a dengue. Por isso, vamos mobilizar os advogados para que, em casa e perto de onde moram, sejam vigilantes e contribuam com as medidas preventivas e de combate à doença, de forma que evitemos uma epidemia, como a que vem acontecendo no Rio de Janeiro", afirmou Norberto Campelo.



Na oportunidade, o governador, que requereu o empenho de todos para o combate à dengue no Estado, anunciou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já autorizou reforço do Exército no Estado para combater a dengue. Segundo o governador, a operação de guerra contará com 300 homens do Exército e 600 policiais militares, sem falar no Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A preocupação das autoridades é com o aumento do calor e o fim das chuvas, provavelmente no mês de maio, uma vez que nessas condições o mosquito deverá proliferar.