Presidente e diretoria do TJ-RS visitam sede da OAB gaúcha

sexta-feira, 04 de abril de 2008 às 11:23

Porto Alegre, 04/04/2008 - Em visita que contou com a presença da secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Clea Carpi da Rocha, o presidente da Seccional gaúcha da OAB, Cláudio Lamachia, recebeu hoje, em seu gabinete, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. A busca de uma aproximação ainda maior entre as instituições e também de soluções conjuntas que resultem em benefícios para o Judiciário, para advogados e para a sociedade, foram os principais assuntos discutidos durante o encontro, ocorrido na sala da presidência da Ordem gaúcha. Os dirigentes, acompanhados de membros de suas diretorias, concordaram que há pontos em que é necessária uma maior eficiência, como o da prestação de serviços nos foros. "O Foro Central de Porto Alegre, por exemplo, visivelmente precisa de mais espaço e de funcionários", apontou Lamachia.

O presidente do TJ-RS, Cláudio Lamachia, destacou que a eficiência no atendimento é uma das prioridades da sua gestão, iniciada em fevereiro último. "Faremos o melhor possível para aprimorar os serviços", disse Arminio José Abreu Lima da Rosa. Na sua comitiva estavam o 2º e do 3º vice-presidentes do Tribunal, desembargadores Jorge Luís Dall''Agnol e Luiz Ari Azambuja Ramos, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, e o presidente do Conselho de Relações Institucionais e de Comunicação Social, desembargador Voltaire de Lima Moraes.

Também estiveram presentes os desembargadores oriundos do 5º Constitucional Francisco José Moesch, Roque Joaquim Volkweiss, Voltaire de Lima Moraes, Glênio José Wasserstein Hekman, Luiz Ari Azambuja Ramos, Genaro José Baroni Borges, Jorge Luís Dallagnol e Gelson Rolim Stocker, além do desembargador aposentado Roberto Madri. Claudio Lamachia saudou a presença, na sede da Ordem, da diretoria do TJ-RS e dos desembargadores do Quinto Constitucional. "Esse relacionamento entre as duas instituições é absolutamente necessário e salutar. Tenho a visão de que temos que trabalhar em conjunto, pois esse formato trará frutos, tanto para a sociedade quanto para nossas entidades", afirmou o advogado.

O dirigente ressaltou que o trabalho em parceria passa por procurar soluções para problemas comuns, como a situação do atendimento e da falta de espaço do Foro Central, questão já tratada pela Ordem em reuniões com o diretor do Foro, Carlos Eduardo Richinitti, na última quarta-feira (02) e no dia 12 de março último. Também foram destacadas por Lamachia as fortes manifestações que a Ordem vem fazendo em defesa de mais recursos para melhor aparelhar o Judiciário. "A defesa que fazemos não é apenas do Judiciário, mas da sociedade, pois, se não forem disponibilizados recursos para melhorias, todos serão prejudicados, o que afetará a cidadania", destacou Lamachia. Arminio da Rosa afirmou que a visita à Ordem gaúcha "traduz o respeito e o apreço que os magistrados têm pela entidade dos advogados".

Ele parabenizou Lamachia pelo trabalho que vem realizando à frente da OAB gaúcha. O desembargador enfatizou que, em sua gestão, quer melhorar o atendimento a advogados e partes no Foro Central: "Aquilo que pudermos fazer de melhorias, ao longo dos dois anos de mandato, iremos fazer, e acredito que, em breve, já poderemos apresentar boas novidades", afirmou. Arminio da Rosa também destacou a grande contribuição que os advogados e os desembargadores oriundos do Quinto Constitucional prestam à Justiça gaúcha.