Ophir apóia Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria do CE

quinta-feira, 27 de março de 2008 às 09:30

Brasília, 27/03/2008 – “A revolução que queremos para a justiça do Brasil passa, necessariamente, por uma nova cultura de assistência e patrocínio, na qual a defensoria pública tem papel fundamental”. A afirmação foi feita hoje (27) pelo diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, ao participar da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública do Ceará, na Assembléia Legislativa do Estado, em Fortaleza.

Ophir Cavalcante classificou como “incompreensível” a atitude de governos estaduais que não dão a importância devida à categoria que, hoje, é responsável por um volume imenso entre as demandas judiciais em tramitação no País. “Mesmo diante dessa situação, apenas seis Estados da Federação possuem defensorias públicas nas Comarcas”, anunciou o diretor da OAB Nacional aos deputados presentes à solenidade.

Na oportunidade, Ophir Cavalcante representou tanto o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, quanto o presidente da Seccional da entidade no Ceará, Hélio Leitão. Ele ratificou durante a solenidade o compromisso da OAB Nacional com o apoio aos advogados públicos, “considerando o papel de fortalecimento da cidadania exercido por esses profissionais, considerados essenciais à administração da Justiça”. O presidente da Frente será o deputado estadual Artur Bruno (PT).

Composta de deputados da situação e da oposição no Ceará, a Frente Parlamentar terá como meta lutar pela valorização dos objetivos do defensor público, como a conquista de remuneração adequada e justa, e lutar por sua autonomia e valorização. Além disso, a Frente deverá incentivar o aumento no número de defensores públicos para que a população cearense tenha acesso gratuito à Justiça.