Cléa acompanha debate sobre educação nas prisões em Brasília

quinta-feira, 27 de março de 2008 às 11:37

Brasília, 27/03/2008 – A secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Carpi da Rocha, participou hoje da solenidade de abertura do Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões, que acontece até amanhã em Brasília. Durante a abertura do evento foram divulgados dados relativos ao sistema prisional brasileiro, que hoje abriga mais de 420 mil encarcerados. Desses, segundo estatísticas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, menos de 20% trabalham ou estudam dentro da prisão.

A falta de políticas públicas destinadas à ressocialização do preso e a garantia da manutenção dos direitos mais básicos das pessoas privadas de liberdade foram temas abordados durante a cerimônia. Na oportunidade, Cléa destacou o tema como de suma importância para acompanhamento pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. O evento está sendo promovido pelo Escritório da Unesco do Brasil, em parceria com o Ministério da Justiça.

Este é um dos cinco regionais que serão realizados na América Latina como preparação para a 6ª Conferência Internacional de Educação Prisional, que será realizada pela Unesco em outubro próximo em Genebra.