OAB de Tocantins lança hoje campanha de combate à corrupção

quinta-feira, 27 de março de 2008 às 07:03

Palmas (TO), 27/03/2008 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tocantins e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, regional Tocantins, lançam hoje (27), às 16h, a campanha de Combate a Corrupção Eleitoral. O movimento, que será lançado no auditório da sede da OAB tocantinense, em Palas, tem como objetivo denunciar a compra de votos e o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral.

A campanha intitulada “Voto não tem preço, tem conseqüência” será apresentada pelo presidente da Comissão de Combate a Corrupção Eleitoral da OAB-TO, Benedito Gonçalves, e pelo arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Alberto Tavares. Além dos bispos da igreja de todo Estado, estarão presentes representantes da justiça estadual, federal e do Ministério Público estadual e federal. Contará, também, com a participação de estudantes de Direito, lideranças de bairro e presidentes de sindicados.

O movimento surgiu com base na lei 9.840 criada para pôr fim à corrupção eleitoral, evitar e denunciar irregularidades que antecedem o período eleitoral. A partir do lançamento da campanha será montado um comitê. Além de investigar e acompanhar os procedimentos eleitorais, o Comitê divulgará em breve um número de telefone e os locais onde os eleitores poderão denunciar irregularidades detectadas.

Desde o início do movimento, já houve 623 cassações de políticos em todo o Brasil. No Tocantins foram apenas três até agora. Esse número poderá aumentar, dependendo da participação da população. O Estado com mais políticos cassados foi Minas Gerais (com 71), seguido do Rio Grande do Norte (com 60).