UALP: OAB divulga esboço de projeto de transferência tecnológica

quarta-feira, 19 de março de 2008 às 12:14

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 19/03/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, entregou, na condição de dirigente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), um esboço de projeto sobre transferência tecnológica a cada um dos presidentes de ordens e de associações de advogados presentes, hoje (19), à Assembléia da UALP, realizada em São Tomé e Príncipe. O esboço do projeto foi entregue para que, em havendo interesse, cada presidente de Ordem solicite a seu respectivo governo que proponha, junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um tratado de cooperação, capacitação e transferência tecnológica no que se refere ao aperfeiçoamento dos órgãos judiciários e de advogados de cada país.

Tal projeto, conforme ressaltou Cezar Britto durante a reunião em São Tomé, já conta com o apoio do Judiciário e do Executivo brasileiros. Britto também apresentou o projeto no dia de hoje ao primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada e ao ministro da Justiça, José Carlos Barreiros e à presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Alice Vera Cruz de Carvalho, daquele País.

Da assembléia da UALP participam também, pela OAB Nacional, o diretor do Conselho Federal, Ophir Cavalcante Junior, e o membro honorário vitalício e presidente da Comissão de Relações Internacionais da entidade, Roberto Busato. A UALP congrega as ordens e associações de profissionais da advocacia de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Timor Leste, Macau, São Tomé e Príncipe e a do Brasil.