OAB e Conselho espanhol buscam fim de crise sobre imigração
Lisboa (Portugal), 17/03/2008 – Na busca de assegurar direitos recíprocos, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, esteve reunido com o presidente do Conselho Geral da Advocacia Espanhola, Carlos Carnicer, para debater sobre a criação de uma rede de solidariedade e de defesa de cidadãos que se sintam ameaçados ao tentar ingressar em outro país. A idéia de Britto é que as Ordens de Advogados estejam sempre em contato a partir de agora e levem esses serviços àqueles que tiverem dificuldades de ingresso nos países que visitam. O debate entre os dois dirigentes foi realizado em Lisboa, Portugal, durante participação no 4º Encontro Luso-Brasileiro de Direito do Trabalho, organizado pela Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra).
Durante a reunião, Britto e Carnicer Díez decidiram realizar, ainda este ano, um encontro entre os presidentes de todos os Colégios e Associações de Advogados de países que foram colônias de Portugal e da Espanha. O objetivo é que, juntos, debatam o grave problema da imigração ilegal e o desrespeito ao direito de defesa de cidadãos que buscam viver em países da Europa. No entanto, o presidente nacional da OAB frisou que esse é um problema que não atinge apenas a Europa.
“Vários estrangeiros estão presos no Brasil e em países da América do Sul e da África sem qualquer contato com suas embaixadas e com suas famílias. Esse cenário é preocupante”, afirmou. Ainda na opinião de Cezar Britto, esses são exemplos que fortalecem a necessidade da reciprocidade no direito de defesa de todos os cidadãos do mundo.