Ophir defende em encontro trabalho como fator de dignidade
Lisboa (Portugal), 14/03/2008 – “Há a necessidade de aprofundamento de estudos e parcerias visando à melhoria das relações de trabalho para que o trabalho continue sendo fator de dignidade humana e não um mero custo de produção”. A afirmação foi feita pelo diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, ao participar do painel “A Justiça do Trabalho no Brasil e em Portugal”, realizado durante o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Direito do Trabalho, que acontece em Lisboa.
Durante o painel, Ophir externou ainda a preocupação da OAB com a rediscussão do Direito do Trabalho brasileiro por meio do Projeto de Lei nº 1.987/07, de autoria do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), que propõe uma série de alterações à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “A preocupação se justifica para que não haja qualquer retrocesso quanto ao direito dos trabalhadores”, afirmou Ophir, que participa do evento ao lado do presidente nacional da entidade da advocacia brasileira, Cezar Britto.
O 4º Encontro Luso-Brasileiro de Direito do Trabalho foi aberto na última quinta-feira e acontece até amanhã (15), sob a organização da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra), entidade que congrega advogados, procuradores, magistrados e professores que se dedicam ao estudo do direito laboral. O objetivo do encontro é debater temas como segurança, flexibilidade e a mobilidade do trabalhador dentro das empresas públicas ou privadas.