OAB-RJ: é alto o grau de desconfiança entre os cidadãos

domingo, 09 de março de 2008 às 05:02

Rio de Janeiro, 09/03/2008 - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse neste domingo que a pesquisa publicada pelo jornal Globo mostra o grau de desconfiança dos brasileiros em relação às instituições públicas. A pesquisa realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope revela que um em cada quatro brasileiros, se fosse policial, torturaria suspeitos.

“A pesquisa demonstra que é alto o grau de desconfiança entre os cidadãos, ou seja, a virtude está comigo e o erro, com o outro. Como é baixo o grau de cultura cívica, o que traduz, também, a profunda desconfiança dos brasileiros em relação às instituições públicas. Estas contribuem, sobremaneira, com esse quadro e o retroalimentam, por se omitirem na construção de um componente pedagógico a ser disseminado pela população. Algumas instâncias do Estado brasileiro dão pouca importância às demandas dos direitos humanos; considera alguns assassinatos praticados por agentes públicos como "razoáveis"; a prática sistemática de tortura é tida como permissível, disse Damous.

Para ele, o que faltou ser pesquisado é se os que defendem a tortura, o fariam se o torturado fosse alguém próximo, amigo ou parente. (O Globo)