Ophir debate com tesoureiros estrutura financeira da OAB

segunda-feira, 03 de março de 2008 às 05:08

Brasília, 03/03/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e o diretor-tesoureiro da entidade, Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, abriram hoje (03) o V Seminário de Diretores-Tesoureiros e Contabilistas da entidade. O encontro reúne os tesoureiros e contabilistas das 27 Seccionais da OAB para debater sobre o tema: “Estrutura Financeira e Contábil da OAB”. O encontro acontece até amanhã na sede do Conselho Federal da entidade, em Brasília. Na abertura do seminário, Ophir Cavalcante agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da reunião para o Conselho Federal tanto em termos de integração com as Seccionais quanto na geração de maior transparência nas contas e gastos da entidade.

O diretor-tesoureiro da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, enxerga esse encontro como importante não só para defender a importância da transparência nas contas, mas para mostrar que a Ordem tem uma gestão profissional, equilibrada e responsável. “Esses eventos, de interação das Seccionais, que por sua vez reproduzem esses debates em nível regional, melhoram, qualificam e dão a nossos colegas a condição de gerir melhor os recursos da advocacia”, afirmou Schuh. Entre os temas que o dirigente da OAB gaúcha classifica como de maior relevância a serem debatidos, citou as prestações de contas e as propostas orçamentárias.

Já o diretor-tesoureiro da OAB do Ceará, Erinaldo Dantas Filho, entende que o encontro é importante para o aperfeiçoamento técnico dos tesoureiros, para a troca de informações e experiências entre as Seccionais e maior aproximação com o Conselho Federal. Entre os temas-chave que Dantas Filho elenca como os de maior importância para debate estão a alta inadimplência no pagamento das anuidades, a flexibilização dos meios de pagamento e a modernização do sistema de informática. “Chegamos a um momento em que a Internet é uma ferramenta de suma importância para as Seccionais, o Conselho Federal e para o advogado de maneira rotineira. Precisamos avançar em nosso sistema”, afirmou o diretor-tesoureiro da OAB cearense.

A troca de experiências e a uniformidade de procedimentos também foi destacada pelo diretor-tesoureiro da Seccional da OAB de Pernambuco, Silvio Pessoa Junior. “Essa troca de experiências é fundamental porque há uma assimetria grande entre as Seccionais, com algumas em um grau de organização e amadurecimento contábil e financeiro muito maior do que outras. Essa reunião ajudará as que estão em situação menos vantajosa a se inspirar e melhorar sua performance”, afirmou. Outros temas citados por Pessoa Junior como obrigatórios para debate são a informatização da contabilidade, a questão da inadimplência e o disciplinamento dos procedimentos de prestação de contas.