Lula, Ellen e Britto participam da Cúpula Ibero-Americana no STJ
Brasília, 03/03/2008 - O Superior Tribunal de Justiça irá sediar a partir de amanhã (04) a 14ª edição da Cúpula Judicial Ibero-Americana, mais conhecida como Cumbre. O evento reunirá cerca de 150 participantes para debater projetos e ações que possibilitem estreitar as relações entre os poderes judiciários dos 23 países que compõem a comunidade ibero-americana. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto confirmaram presença no encontro.
Adotar projetos e ações compartilhadas por nações de valores culturais comuns ou semelhantes. Esse é o objetivo maior da Cúpula que reúne presidentes de tribunais superiores e de conselhos de judicatura e autoridades internacionais dos 23 países que compõem a Comunidade Ibero-Americana (Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
É a primeira vez que um tribunal superior brasileiro organiza e executa um encontro desse porte. Aqui, o STJ pretende diminuir ainda mais as distâncias geográficas, estreitando a relação entre os poderes judiciários do Brasil e dos países de língua portuguesa e espanhola. A proposta é tornar os países-membros da Cumbre cada vez mais próximos na construção de judiciários fortes, eficientes e, sobretudo, acessíveis aos cidadãos.