OAB-BA propõe envio de lista sêxtupla direto a presidente Lula

sábado, 16 de fevereiro de 2008 às 09:03

Salvador (BA), 16/02/2008 - A Seccional baiana da Ordem dos Advogados Brasil vai propor ao Conselho Federal da entidade que a lista sêxtupla com os nomes dos advogados escolhidos para concorrer à vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) seja enviada diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida é defendida pela entidade como uma resposta à atitude dos ministros do STJ, que se negaram a escolher três nomes entre os seis enviados pela entidade à Corte.

Em reunião realizada esta semana, o Conselho Pleno da OAB-BA decidiu editar nota pública de solidariedade aos seis integrantes da lista e de repúdio à atitude desrespeitosa do STJ. Segundo o presidente da OAB baiana, Saul Quadros, a decisão do STJ, que esteve reunido no último dia 12 e acabou por rejeitar os nomes indicados pela OAB, foi um ato de desrespeito à entidade máxima da advocacia.

“Os ministros do STJ se posicionaram de forma hostil e desrespeitosa com a Ordem. Essa atitude é intolerável e representa uma afronta à classe dos advogados". Saul Quadros acredita que o envio da lista sêxtupla diretamente ao presidente Lula é a melhor resposta à atitude dos ministros.

Quadros defenderá a proposta na próxima segunda-feira (18), quando será realizada a reunião do Conselho Federal do Ordem, em Brasília. "Já que o Tribunal abdicou de sua prerrogativa de escolher a lista tríplice dentre as opções oferecidas pela OAB, nos cabe levar os nomes escolhidos pela categoria diretamente ao presidente da República", afirmou.