Cartão corporativo: OAB-MT oficia Executivo estadual e municipal
Cuiabá (MT), 13/02/2008 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso vai solicitar ao Poder Executivo Estadual e Municipal, ao Legislativo do Estado e também do município informações sobre a existência e uso de cartões corporativos. A informação foi dada pelo presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, em atendimento a uma orientação feita pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto.
No pedido, segundo adiantou Faiad, será solicitada a identificação de quem são os portadores desses cartões, em que tipo de despesas os recursos estão sendo empregados, quais despesas foram feitas até o momento e como estão sendo realizadas as prestações de contas respectivas. Faiad adiantou que, por orientação de Cezar Britto, caso se confirmem irregularidades no uso dos recursos disponíveis nos cartões corporativos, pode requerer a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) perante à Assembléia Legislativa. O objetivo seria apurar condutas e os responsáveis pelo uso desvirtuado de recursos públicos.
“O mau uso dos cartões corporativos, com exagerados saques em dinheiro e compras injustificáveis, deve ser cobrado pela sociedade e este é um papel que a OAB está desempenhando”, afirmou o presidente da Conselho Federal da OAB. “Existem abusos sendo cometidos e esse dinheiro não pode ser utilizado de forma irresponsável, onerando o erário”.