OAB-PA quer garantir melhor estrutura nos postos de saúde
Belém (PA), 10/01/2008 – A fiscalização nos postos de saúde e a garantia de que as unidades funcionem adequadamente estarão entre as prioridades da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará para o ano de 2008. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão de Saúde da entidade, Cristina Carvalho. No ano que passou, a entidade recebeu e tornou públicas várias denúncias de funcionários e pacientes que reclamaram do mau atendimento, tanto nos postos como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém.
Caso emblemático foi o da UBS da Marambaia, onde a precariedade na estrutura contribuiu para o falecimento de uma pessoa que esperava por atendimento. Membros da Comissão de Saúde da OAB-PA visitaram as unidades e constataram a falta de condições dignas de trabalho e o descaso dedicado ao paciente da rede pública de saúde no Estado.
Além destes locais, outros espaços de referência na assistência à saúde deverão receber atenção especial da Comissão. Entre eles está a Unidade Especializada de Doenças Infecto-Contagiosas (URE-DIPE), que está atendendo os pacientes sem condições de estrutura, mesmo sendo um espaço de referência no tratamento de pessoas portadoras do vírus HIV-Aids. Outra situação considerada prioridade para 2008 é a da Casa de Saúde Mental do Hospital Gaspar Vianna. Há carência de recursos humanos e estrutura física precária que precisam ser solucionados para que a população receba um atendimento digno.