OAB da Bahia apresenta reivindicações dos advogados a TJ
Salvador (BA), 01/12/2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia apresentou esta semana ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Sinésio Cabral, uma lista de reivindicações dos profissionais da advocacia acerca do funcionamento da Justiça. A falta de juízes, principalmente nas comarcas do interior, foi o item mais citado no relatório, entregue pelo presidente da entidade, Saul Quadros, diretores e conselheiros.
"Esse encontro tem o objetivo de renovar as solicitações encaminhadas ao ex-presidente, Benito Figueiredo, e que não foram atendidas. Estamos aqui para cobrar, mas também para nos colocar ao lado do Tribunal para buscar formas de minimizar os problemas estruturais, de pessoal e de gestão da Justiça baiana", afirmou Saul Quadros, após a reunião.
O documento entregue pelos conselheiros e diretores da OAB-BA apresenta casos como o da comarca de Maragogipe, que está sem juiz desde setembro. "A falta e um magistrado na comarca tem gerado casos como o de 25 presos que estão há 45 dias sem que tenham sido sequer interrogados", relatou Quadros. Ele cita outros casos semelhantes nos municípios de Barreiras, Itororó, Itapetinga, Vitória da Conquista, Juazeiro, Guanambi, Eunápolis, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa.