Presidente da OAB diz que presídios são verdadeiros chiqueiros

quinta-feira, 29 de novembro de 2007 às 02:43

São Luis, 29/11/2007 - Ao analisar hoje (29) a situação do sistema carcerário no país o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto afirmou que “os presídios brasileiros são chiqueiros, verdadeiros depósitos de seres humanos”. A declaração foi feita durante coletiva concedida na sede da Seccional do Maranhão da OAB. Ele criticou duramente o modelo de sistema penitenciário instalado no Brasil e informou que em mais de quinze estados não existem condições dignas nas unidades carcerárias.

Segundo Britto, uma das principais falhas está na concepção feita sobre o sistema prisional. “Na nossa cultura, quem comete um delito acaba sendo visto como irrecuperável. As penitenciárias se tornam, assim, uma escola do crime. É uma questão de formação mesmo”, analisou Britto. O presidente também não poupou crítica às carências da Justiça que colaboram para a construção de um sistema equivocado. Segundo ele, é imprescindível agilizar os julgamentos. “A agilidade do tratamento dos processos jurídicos facilitaria a punição. E diminuiria a sensação da impunidade que o povo brasileiro possui”.

De acordo com Britto, a população, quando não há justiça, age de três maneiras: tenta exercê-la pelas próprias mãos, arrisca a vida ou se acomoda.