OAB-PI aprova moção de apoio a campanha para eleições limpas

quinta-feira, 22 de novembro de 2007 às 02:17

Teresina (PI), 22/11/2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí aprovou, durante reunião de sua diretoria, moção de apoio ao Conselho Federal da Ordem pelo lançamento da campanha contra a corrupção eleitoral, ocorrido na última segunda-feira. A moção foi proposta pelo conselheiro federal e presidente da Comissão de Legislação da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, que ressaltou a importância do tema, visto que “é preciso restabelecer o interesse da população nas instituições e no próprio país, prejudicado pela corrupção na política brasileira”.

Marcus Vinícius citou, durante a reunião, artigo do presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, publicado recentemente no jornal Correio Braziliense. Por meio do artigo, Britto abordou o esvaziamento da importância do dia 19 de novembro – em que se celebra o Dia da Bandeira – justamente porque os brasileiros estão perdendo a credibilidade nas instituições do País.

A campanha contra a corrupção eleitoral terá a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das Seccionais da OAB e de mais 30 entidades da sociedade civil, todas integrantes do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE). A antecedência de um ano com que o Movimento lança a campanha tem o objetivo de imprimir-lhe capilaridade, fazendo-a chegar a todos os recantos do país, organizando a sociedade, para que se torne fiscal dos próprios interesses. A OAB mobilizará suas 27 Seccionais em todo o país e a CNBB, milhares de paróquias.