Lançada em Minas campanha de combate à corrupção eleitoral

segunda-feira, 19 de novembro de 2007 às 03:05

Belo Horizonte, 19/11/2007 - Foi lançada simultaneamente nas 27 Seccionais da OAB por todo o Brasil, hoje (19), a campanha “Voto não tem preço, tem conseqüências”, encabeçada pela entidade da advocacia e pelo Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Em Minas, o evento aconteceu na sede da Seccional . Durante a solenidade, o presidente Raimundo Cândido Júnior lembrou a Ouvidoria Eleitoral – instalada pela OAB mineira, nas eleições de 2006 – para exemplificar a importância da participação de entidades de todas as origens nos processos eleitorais brasileiros. “Cada um faz a sua parte. Assim conseguiremos êxito. Vamos indicar os nomes que representarão a OAB-MG no comitê e que esta iniciativa se esparrame por todo o Brasil”, afirmou.

A ação – que conta com a participação de outras 32 entidades - tem como objetivo garantir a aplicação da Lei 9840/1999 que, entre outros mandamentos, considera ilícito oferecer quaisquer tipos de vantagens ao eleitor em troca de voto. Desta feita, os comitês e as entidades participantes do Movimento querem se rearticular com vistas a conscientizar os cidadãos para que não troquem ou vendam seus votos nas eleições municipais do ano que vem.

O promotor eleitoral e vice-presidente da Associação dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, Edson Resende participou do lançamento. “O candidato que viola a lei e se utiliza da corrupção eleitoral, certamente será um mau administrador público”, afirmou. Os conselheiros federais da OAB, Mário Lúcio Quintão Soares e João Henrique Café reafirmaram a falta de tolerância da entidade da advocacia em relação à deslizes de conduta por parte dos representantes eleitos pelo povo. “É preciso uma vigília constante e é nesse sentido que a OAB tem se articulado”, afirmou o último.

A Arquidiocese de Belo Horizonte também esteve presente ao lançamento da campanha. “Cada um deve fazer a sua parte. Temos desenvolvido ações para avultar a ética e a boa-fé na política”, afirmou o assessor de projetos da Ação Social e Política Arquidiocesana, Júlio César Rodrigues. Ele foi convidado pelo presidente Raimundo Cândido Júnior para integrar o comitê em Minas Gerais. Outro que se integrou durante a solenidade ao MCCE foi Rodrigo de Castro, filho do ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, que se dispôs a participar efetivamente dos trabalhos realizados no Estado.

Todas as 27 Seccionais da OAB participam do Movimento. Em Brasília, pela manhã, houve o lançamento da Sede do Conselho Federal, quando uma videoconferência transmitiu os eventos realizados nas capitais.