Combate à Corrupção: OAB-ES convida para lançar Comitês

sexta-feira, 16 de novembro de 2007 às 02:57

Vitória (ES), 16/11/2007 – Com o lema "Voto não tem preço, tem conseqüências", o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançará na segunda-feira sua campanha para as eleições municipais de 2008. O lançamento terá como sede o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, e acontecerá simultaneamente e em todas as 27 unidades estaduais da Ordem, entidade parceira do Movimento. No Espírito Santo, o evento ocorrerá na sede da OAB-ES, em Vitória, e, em seguida, os presentes ao encontro e representantes da Seccional irão planejar as ações de conscientização e mobilização popular para o combate à corrupção nas eleições do ano que vem.

O presidente da OAB-ES, Antônio Augusto Genelhu, está à frente dos trabalhos. No Estado, são parceiras do movimento, além da OAB-ES, a Comissão de Justiça e Paz e a Cáritas Arquidiocesana de Vitória. Também foram convidados para o evento o governador capixaba, Paulo Hartung, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Jorge Goes Coutinho, e o presidente da Assembléia Legislativa, Guerino Zanon, além de juízes e a bancada federal capixaba.

Pela primeira vez, o MCCE lança sua campanha um ano antes das eleições. A intenção é iniciar o combate à corrupção eleitoral com o máximo de antecedência para fiscalizar, inclusive, o cadastramento eleitoral, que em 2008 irá até o dia 7 de maio.

No planejamento, folderes e cartazes serão distribuídos em todo o Brasil. O material inclui a cartilha "Lei 9.840: vamos combater a corrupção eleitoral" e o novo folder do MCCE, que contém dados sobre o movimento e políticos cassados por corrupção eleitoral em todo o país. Criado em 2002, o movimento é formado por entidades da sociedade, movimentos, organizações sociais e religiosas que visam garantir a aplicação da Lei 9.840, de combate à corrupção eleitoral.