OAB-MT quer 50 novos juízes e servidores para a Justiça
Cuiabá (MT), 09/11/2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso (OAB) vai defender a necessidade de o Tribunal de Justiça imprimir celeridade na abertura de concurso público para a contratação de 50 novos juízes para atender à demanda no Estado. Esse será um dos pontos que deve constar da Carta que será divulgada ao final do Colégio de Subseções da OAB-MT, que se encerra amanhã (10). A entidade deverá ainda pedir gestões no sentido de que seja aberto concurso público também para a contratação de serventuários.
A carência de magistrados cresce dia-a-dia em Mato Grosso, segundo explicou o presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, ressaltando que a falta de juízes se dá tanto na capital quanto no interior e que tem conversado sobre a gravidade do problema com o presidente do TJ do Estado, desembargador Paulo Lessa. Em Cuiabá há juízes acumulando Varas, sem conseguir dar cabo dos processos.
Faiad acrescentou que o novo Plano de Cargos, Carreira e Salários dos serventuários da Justiça, aprovado com reajuste salarial, trouxe em seu bojo a possibilidade de contratação de novos servidores por meio de cooperativas. “Tenho minhas dúvidas se isso vai dar certo porque, a exemplo do estagiário, aquela pessoa não tem compromisso com o Judiciário e poderá a qualquer tempo perder o seu posto ou procurar outra colocação”. Ainda na opinião do dirigente da OAB-MS, a máquina judiciária exige funcionários capacitados e comprometidos com o bom andamento da Justiça.