OAB Nacional faz homenagem à memória de Arx Tourinho

segunda-feira, 05 de novembro de 2007 às 12:46

Brasília, 05/11/2007 – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fez hoje (05), durante sua sessão plenária, manifestação em homenagem à memória do ex-presidente da Seccional da OAB da Bahia e ex-conselheiro federal da OAB Nacional, Arx da Costa Tourinho. Vítima de acidente automobilístico no dia 06 de janeiro de 2005, Arx estaria completando 60 anos de idade no dia de hoje. A homenagem foi feita por manifestação do conselheiro federal da OAB pela Bahia, Durval Julio Ramos Neto, que ressaltou as qualidades de Arx como “excelente pai de família, mestre, homem admirado por seus alunos e grande advogado“.

A secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Carpi da Rocha, afirmou que Arx Tourinho foi uma das figuras mais expressivas da advocacia brasileira, tendo sido um dos maiores conhecedores das atividades e da função da OAB. “Arx deixa a marca de sua bravura cívica, de sua honestidade e de sua dedicação extraordinária à OAB”. O conselheiro federal por Minas Gerais, Paulo Medina, destacou a combatividade e o poder de argumentação como as maiores características do homenageado. Já o conselheiro federal por Rondônia, Pedro Origa Neto, requereu que a homenagem fosse feita em nome de todas as 27 bancadas que integram o Conselho da OAB. O pedido foi acolhido pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que conduz os trabalhos da sessão plenária.

Baiano de Salvador, Arx Tourinho graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1970, tornou-se mestre em Direito Econômico e atuou como conselheiro federal da entidade da advocacia no biênio 1993/95, no triênio 1995/97 e, novamente, eleito para o triênio 2004/2007. Teve atuação marcante na entidade, tendo participando ativamente dos debates mais relevantes realizados pela Casa. Foi presidente da Comissão para Análise do Quinto Constitucional e integrou a Comissão de Defesa da República e da Democracia. Arx Tourinho foi, também, subprocurador-geral da República.