Atheniense explica certificação digital da OAB no CertForum

quinta-feira, 01 de novembro de 2007 às 06:14

Brasília, 01/11/2007 – O presidente da Comissão Especial de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Alexandre Atheniense, participou hoje (1°) do CertForum – Fórum de Certificação Digital 2007 -, quando discorreu sobre o andamento do processo de certificação digital da OAB. Ele fez uma exposição no “Painel aplicações 10: Casos de sucesso de identificação digital”, no qual demonstrou como a OAB está conduzindo o projeto de troca da nova identidade do advogado, que começou a ser distribuída para todos os advogados inscritos na entidade, desde agosto último.

Do painel ao qual Alexandre Atheniense fez a apresentação do processo de certificação digital da OAB – o qual debateu os principais casos concretos da utilização da certificação digital em curso no Brasil -, participaram também o coordenador do Grupo Nacional de Massificação da Certificação Digital do CFC, Nivaldo Cleto; o vice-presidente do Sincor/SP, Mário Sérgio de Almeida; o assessor da diretoria da AASP, Jonathan Yukio Ando Nelson, e Glenda Fernandes, da Health ID Sales Manager, Latin América,Seagem-Orga. O CertForum é o maior evento sobre certificação digital que se realiza anualmente no Brasil. Este ano ele aconteceu do ultimo dia 30 até hoje (1/11) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Para o presidente da Comissão Especial de Tecnologia da Informação da OAB Nacional, foi importante também a participação da entidade no evento “porque se tratou de uma oportunidade de explicamos como será a implantação do projeto de certificação digital que, a partir do próximo ano, vai propiciar que o advogado possa utilizar a identidade digital para a prática de atos profissionais no exercício da advocacia”.

Alexandre Atheniense explicou ainda durante sua explanação ao CertForum que, no momento, a entidade dos advogados está trabalhando para implantação da AC-OAB (Autoridade Certificadora da OAB) e o ICP-OAB (Infra-estrutura de Chaves Públicas da OAB). Ele ressaltou que, com implantação desses sistemas, “a partir do próximo semestre, o advogado no Brasil poderá usar a carteira para peticionar eletronicamente, receber intimações, obter certidões, sem a necessidade do uso do papel e do deslocamento até os tribunais para validar o ato”.