Conselheiro da OAB recebe medalha Renascença no Piauí
Teresina (PI), 12/10/2007 - O presidente da Comissão Nacional de Legislação e conselheiro federal pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, Marcus Vinícius Furtado Coelho, irá receber, no próximo dia 19, a Medalha Mérito Renascença, oferecida pelo governador do Piauí, Wellington Dias. "Dedico esta homenagem aos colegas conselheiros federais da OAB de todo o país que, com amizade e incentivo, são responsáveis diretos pelo meu desempenho na entidade nacional da advocacia", afirmou Marcus Vinícius.
O dia 19 de outubro foi transformado em Dia do Piauí por proposição do então deputado estadual Burlamaqui Auto de Abreu, em 1937, e homenageia a data que assinala a primeira adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido em Parnaíba, em 19 de outubro de 1822. Naquela ocasião, Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Silva e outros proclamaram a Independência do Piauí.
Entretanto, o Piauí ficou sob o domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o brigadeiro Manoel de Souza Martins declarou o Estado independente, em Oeiras. Esses fatos culminaram na mais sangrenta e, possivelmente, a única batalha entre brasileiros e portugueses pela Independência do Brasil, a Batalha de Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior. Centenas de piauienses e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados em nome da soberania, transformando-se em heróis em uma das mais gloriosas páginas da história brasileira.
A Lei nº 176, que tornou feriado o dia 19 de outubro, com a denominação de Dia do Piauí, foi sancionada em 30 de agosto de 1937 pelo então governador interino Anfrísio Lobão Veras Filho, e publicada no Diário Oficial em 1º de setembro daquele ano.