Conselho Federal se reúne em Vitória para apoiar Seccional

terça-feira, 06 de maio de 2003 às 01:24

Vitória, 06/05/03 - Nos próximos dias 19 e 20 de maio, os 81 conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil estarão em Vitória. Eles vão participar da reunião ordinária do Conselho Federal da OAB que será realizada na sede da Seccional capixaba durante os dois dias. De acordo com o presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, o deslocamento das reuniões do Conselho, que normalmente acontece em Brasília, só ocorre em ocasiões muito excepcionais.
Na avaliação do presidente, a situação no Espírito Santo é grave e complexa e requer apoio das autoridades federais, por conta da infiltração do crime organizado na esfera política. A situação levou à decisão de se realizar o encontro em Vitória, que foi tomada na última reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais, ocorrida em Goiânia, no fim do mês de março. A realização do evento foi confirmada há alguns dias, quando representantes do Conselho Federal estiveram em Vitória para verificar as condições técnicas para a reunião.
Approbato considera importante a presença do Conselho Federal no Estado como forma de apoio ao presidente da Seccional na luta contra o crime organizado. “Nós entendemos que a presença do todo o Conselho Federal em uma reunião ordinária no Espírito Santo é emblemática. Significa dizer que a Ordem dos Advogados do Brasil, em seu todo, está solidária à luta e à ação do presidente da Seccional, Agesandro da Costa Pereira. Estamos todos irmanados contra o crime organizado, contra a corrupção e contra a metástase que esses dois males criam, ao se infiltrarem nos poderes oficiais”, destaca.
Foram convidados para a reunião o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, que já confirmou presença. Durante o encontro, serão discutidos temas corporativos dos advogados e relacionados à política institucional, os dois campos de atuação da OAB, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, Lei 8.906/94.