Britto porá em debate na OAB criação do Estado de Tapajós

terça-feira, 18 de setembro de 2007 às 03:52

Brasília, 18/09/2007 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, esteve reunido hoje (18), na Câmara dos Deputados, com lideranças parlamentares que defendem a realização de um plebiscito sobre o projeto de decreto legislativo nº 731/00, que prevê a criação do “Estado de Tapajós”, onde hoje fica situada a região oeste do Pará (com 1,3 milhão de habitantes). Britto, pessoalmente, apóia a realização do plebiscito junto ao povo paraense, mas afirmou que levará a matéria à apreciação do Conselho Federal da OAB em sua próxima sessão plenária, agendada para 8 e 9 de outubro.

Britto aprova a reivindicação constante do projeto de decreto legislativo por entender que a consulta via plebiscitária para a criação de um Estado é democrática e porque ela se alinha com a proposta de reforma política apresentada pela OAB. Em seu conjunto de proposições, a entidade da advocacia defende uma maior utilização dos mecanismos de consulta popular, tais como o plebiscito e o referendo.

O diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior, que é ex-presidente da Seccional da OAB do Pará, já subscreveu a reivindicação para a criação do Estado de Tapajós. O principal incentivador da aprovação do referido projeto – já aprovado no Senado e que agora irá à votação pela Câmara dos Deputados – é o deputado Lira Maia (DEM-PA).