OAB de Alagoas é contra transposição do rio São Francisco

domingo, 09 de setembro de 2007 às 07:00

Maceió, 09/09/2007 - A Seccional de Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) recebe hoje a "Caravana em Defesa do rio São Francisco e do Semi-Árido". A caravana que visita a entidade tem o objetivo de apresentar alternativas para evitar a transposição do Velho Chico. No encontro, estarão presentes o bispo Flávio Cappio - que em 2005 fez greve de fome em favor da revitalização do "Velho Chico" -, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Abner; além de representantes de organizações não governamentais.

Para o presidente da OAB de Alagoas, Omar Coêlho o projeto de transposição do Rio São Francisco não tem o intuito de acabar com a seca. "Apenas 30% do rio São Francisco irá para o consumo humano e a outra porcentagem será destinada ao abastecimento das grandes empresas", frisou o presidente da OAB-AL. A Caravana em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-Árido irá expor estudos técnicos que revelam que a transposição do Velho Chico não é o meio mais eficaz de se acabar com a seca no nordeste.

A manifestação que luta pela revitalização do rio terá início às 9h com uma entrevista coletiva que será realizada no auditório da OAB-AL. Em seguida, às 10h, será promovido um ato público na Praça Montepio. A manifestação seguirá com uma caminhada pelo Centro de Maceió, às 11h, para alertar sobre os riscos que a sociedade estará passando com o projeto de transposição. Depois da passeata, o grupo retornará até à sede da OAB-AL onde farão o encerramento do ato.