UIA à disposição para denunciar à ONU invasão de sede da OAB-DF

quarta-feira, 05 de setembro de 2007 às 11:38

Brasília, 05/09/2007 – O presidente da União Internacional dos Advogados (UIA), Paulo Lins e Silva, enviou hoje (05) mensagem ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmando ter tomado conhecimento da invasão da sede da Seccional da OAB do Distrito Federal, ocorrida na última segunda-feira. No texto da mensagem, Lins e Silva coloca a UIA – entidade sediada em Paris e que reúne membros de mais de 200 Colégios e Ordens de advogados no mundo – à disposição para uma eventual intervenção ou denúncia do fato ocorrido à Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual a UIA integra, com direito a voz e assento.

A seguir a íntegra da manifestação enviada pelo presidente da UIA ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto:

“Tomei conhecimento neste momento da invasão da subsede presidida pela estimada colega, por agentes da Polícia Federal e do Ministério Público. Estou embarcando amanhã para Varsóvia a fim de participar, com os líderes das quatro mais representativas instituições internacionais de advogados (CCBE-IBA-ABA-UIA), como Presidente desta última, para analisar, junto à imprensa local, numa mesa redonda de ato semelhante lá ocorrido há algum tempo, que levou ao fechamento da ‘Polish Bar Association’ (Associação dos Advogados da Polônia) e à prisão de diversos colegas. Estou ao inteiro dispor e, se achar necessário, aguardo um requerimento formal solicitando a intervenção da Union Internationale des Avocats (UIA).

Poderíamos aproveitar tal expediente para discutir em nossa reunião de diretoria ‘CDD’, que realizaremos sábado próximo, em Bruxelas, e obter uma denúncia à Comissão de Direitos Humanos da ONU, que integramos com voz e assento.

Minha solidariedade e fraterno abraço,

Paulo Lins e Silva
Presidente da Union Internationale des Avocats (UIA)”