Britto empossa Comissão Nacional da Igualdade da OAB

segunda-feira, 03 de setembro de 2007 às 06:50

Brasília, 03/09/2007 - A Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terá como presidente a advogada baiana Silvia Nascimento Cerqueira. Ela será empossada hoje (03, no Plenário da entidade, em Brasília. A cerimônia contará com a presença do presidente nacional da Ordem, Cezar Britto. A comissão é formada por nove membros, que terão mandato até 2010.

Para Silva Cerqueira, a criação da comissão é uma demonstração do prestígio da seccional baiana junto ao Conselho Federal da Ordem. “Nós conseguimos mostrar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela comissão baiana de Promoção da Igualdade Racial para poder levar esse trabalho para a esfera federal, que terá um caráter mais amplo, combatendo todo tipo de discriminação, seja racial, de gênero, contra deficientes e todo tipo de minoria”, destacou.

A advogada ocupa desde janeiro último a suplência da representação baiana no Conselho Federal da OAB e também preside a Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes. Na Bahia, colaborou com a seccional da OAB presidindo por duas vezes a Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher. Também foi conselheira nacional da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas.

Dentre as principais atribuições da nova comissão está a defesa das minorias e o combate a todo tipo de intolerância, discriminação e preconceito contra seres humanos. Para tanto, reúne advogados ligados ao tema da promoção da igualdade com atuação em diversas unidades da federação. Esse é o caso da presidente, que há vários anos está ligada ao combate à discriminação, principalmente contra negros e mulheres.

A comissão conta ainda com os advogados Ozildo Batista de Barros, do Piauí, na vice-presidência; Ednaldo do Nascimento Silva, de Roraima, como secretário; André Luiz de Souza Costa (Ceará); Francisco de Assis Camelo (Paraíba); José Ipojucan Ferreira (Mato Grosso do Sul); Maria Elaine de Farias (Distrito Federal); Paulo de Medeiros Fernandes (Rio Grande do Norte); e Sheila Rejanne da Rocha (Alagoas).