Debate: Palavras de encerramento do presidente nacional da OAB
Brasília, 18/10/2006 – Seguem as palavras finais do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, no debate realizado pelo Conselho Federal da entidade, em sua sede, em Brasília. O debate foi promovido com o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin.
“Nos cabe agradecer ao candidato Geraldo Alckmin, que, prontamente, não demorou 16 minutos para responder afirmativamente ao convite que fizemos por meio do nosso conselheiro, José Alckmin. E tive, de pronto, o compromisso de que aqui estaria, no dia de hoje, neste horário, para esta comunicação de seus propósitos, do seu programa de governo à sociedade civil brasileira.
Disse ao Conselho, meu caro candidato Geraldo Alckmin, que o debate não seria entre nós, conselheiros, mas seria uma maneira de, mais uma vez, a Ordem dos Advogados do Brasil prestar um serviço à nação, como tem feito ao longo do tempo, sem qualquer caráter político partidário.
Somos uma casa política sim, por excelência, mas nunca nos deixamos levar pela política partidária dentro da Casa. E é isso que dá a respeitabilidade da instituição.
Somos, como bem disse, na visita que tive o prazer de lhe acompanhar, quando Rubens Approbato Machado era presidente desta Casa. Ouvi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o respeito que ele tinha pela instituição era exatamente porque ela faz o contraponto da sociedade civil ao governante. Este era o espírito desta atividade do Conselho Federal. Acredito que chegamos ao sucesso desta iniciativa, porque aqui se tratou de temas relevantes para o país.
Com toda a tranqüilidade o candidato pode desenvolver o seu raciocínio, mostrando à nação brasileira o seu pensamento. E eu vou entregar à Casa este programa de governo, para que, havendo a vitória do candidato Geraldo Alckmin, a Casa seja exatamente assim, crítica por excelência. Estaremos lhe cobrando, ao longo do seu mandato, todos esses compromissos que Vossa Excelência colocou no papel e se comprometeu perante à Casa e perante à nação brasileira.
Eu agradeço a atenção de todos. Agradeço ao eminente governador Arruda, do Distrito Federal, que teve que se ausentar, e a todos os parlamentares. Também agradeço aos advogados que aqui ocorreram e à imprensa, que sempre foi uma parceira do Conselho Federal nas atividades da Ordem, em prol da cidadania brasileira.
Muito obrigado a todos.”