Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Federal da OAB homenageia Bernardo Cabral no IAB

quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 23h25

Nesta quarta-feira (10/8), ocorreu a 15ª Sessão Ordinária Híbrida do IAB, no Rio de Janeiro, para homenagear Bernardo Cabral, ex-presidente da OAB e para a posse do vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn. O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, foi representado por Leonardo Campos, diretor-tesoureiro do CFOAB.

Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e relator-geral da Assembleia Nacional Constituinte que redigiu a Carta Magna de 1988, o ex-senador Bernardo Cabral foi homenageado por Campos pelos 50 anos de filiação ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

 “Particularmente, eu me sinto sempre emocionado em homenagear um grande conterrâneo – um ícone vivo da história da nossa democracia”, afirmou Campos.

Bernardo Cabral ingressou ao IAB no dia 23 de agosto de 1972, se tornou conselheiro federal da OAB em 1974. Ocupou o cargo de secretário-geral da OAB Nacional, em 1977, na gestão do presidente Eduardo Seabra Fagundes. Foi eleito presidente da Ordem no dia 1º de abril de 1981, derrotando na disputa o advogado José Paulo Sepúlveda Pertence. À frente da OAB, defendeu o aprimoramento do ensino jurídico e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

“Bernardo Cabral é um dos sujeitos fundamentais do curso da nossa história. Referência para nossas boas práticas políticas e jurídicas”, acrescentou.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres