Menu Mobile

Conteúdo da página

ESA inicia seminário sobre negociação e liderança na advocacia

quarta-feira, 17 de novembro de 2021 às 14h48

A ESA Nacional iniciou, nesta quarta-feira (17), os trabalhos do seminário internacional ‘Negociação e Liderança - A Virada da Advocacia’. O evento será gratuito, com tradução simultânea, e prossegue até amanhã, com certificação de 9 horas. Para receber o certificado, é necessário realizar a inscrição aqui e assistir ao evento pela plataforma de eventos da OAB. A coordenação científica é de André Gomma e Bruno Barata.

O diretor de Tecnologia e Inovação da ESA Nacional, Rafael Pontes de Miranda, representou a diretoria-geral da escola. “Precisamos repensar muitos aspectos sobre a advocacia que queremos para as próximas décadas. Com a pandemia, este processo foi acelerado. O meio jurídico vinha há muito tempo discutindo o trabalho remoto, o formato híbrido e, principalmente, o processo eletrônico, em uma filosofia trazida com mais força pelo novo CPC. Com ele, também, veio o fortalecimento ideia da resolução de conflitos fora do Judiciário. Sempre que o mundo muda, é papel da advocacia se adequar”, disse Miranda, que compôs a mesa de abertura ao lado dos dois coordenadores científicos do seminário.

A palestra magna “Como negociar no mundo híbrido: As 3 Ferramentas Essenciais” foi o destaque do primeiro dia do seminário. Quem a conduziu foi o fundador e diretor do Programa Internacional de Negociação da Universidade de Harvard (EUA), Daniel Shapiro. “A negociação no mundo complexo envolve alguns princípios, mas a verdade é que as pessoas não costumam fazer o que tem de ser feito. Simples assim. É difícil entregar o que se espera de nós. E nunca duvidem: estamos negociando o tempo todo, principalmente vocês, na condição de operadores legais. O detalhe é que nem sempre negociamos como tem de ser feito”, apontou.

Para Shapiro, os erros mais comuns em um ambiente de negociação são: tratá-lo como um campo de batalha, estabelecer um relacionamento pobre com a outra parte e se ver como alguém impotente diante dela. “Compartilhar diferenças é um grande passo para tornar o adversário um colega”, completou.    

Acesse a página do evento para ver a programação completa e a área de inscrições


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres