Menu Mobile

Conteúdo da página

Debates sobre nichos de mercado e gestão de tempo para advogadas encerram evento da ESA

quinta-feira, 25 de março de 2021 às 07h00

A OAB Nacional e a Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) promoveram, na noite desta quarta-feira (23), mais duas palestras do evento online “Desafios da Advogada ontem e hoje”, com o objetivo de debater os obstáculos impostos à advocacia feminina no passado e também no contexto atual da profissão. As discussões marcaram o encerramento do evento, que reuniu renomadas advogadas e especialistas para debater e disseminar conhecimentos sobre a igualdade de gênero com foco na advocacia.

No último dia do evento foram debatidos os temas “Novos Nichos de Mercado para advogada” e “Gestão do Tempo e Produtividade para advogadas”, com a participação de dirigentes de ordem e advogadas especialistas nos temas. O primeiro painel contou com a participação da vice-presidente da OAB-DF, Cristiane Damasceno, e a conselheira federal Raquel Cândido (DF). A moderação foi realizada pela vice-presidente da OAB-PI, Alynne Patrício de Almeida Santos.

Raquel Cândido falou sobre a experiência em um mestrado nos Estados Unidos, mercado de trabalho e orientação de carreira, áreas nas quais possui experiência e interesse. “Nós, aqui no Brasil, não temos muito essa tradição de planejamento, de pensar os nossos passos. A gente vai vivendo de acordo com o que aparece, sem pensar muito. O que a pandemia nos trouxe é justamente essa necessidade de olhar para gente e pensar: quais recursos que eu tenho para navegar nesse mundo? Todos nós tivemos que nos adaptar e suprir as nossas carências”, analisou Raquel Cândido.

Já a vice-presidente da OAB-DF, Cristiane Damasceno, abordou temas como resiliência, constância, perseverança e proatividade. Ela comparou a carreira na advocacia a uma corrida de obstáculos, com diversas fases e dificuldades, ressaltando que é preciso assumir as responsabilidades para avançar na disputa. “Traga para si a autorresponsabilidade. Não podemos terceirizar o nosso problema para o outro. O objetivo é que você saia da nossa conversa com outra perspectiva, visualizando oportunidades. Vamos ser pessoas constantes e ter perseverança”, afirmou.

Gestão de tempo e produtividade

A palestra de encerramento abordou gestão de tempo e produtividade, com a participação da advogada Kelly Coimbra, conselheira seccional na OAB-DF, e a psicóloga e consultora Cinthia Cruz, especialista no acompanhamento de carreira de advogadas. A moderação foi realizada pela secretária-geral da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho.

Kelly Coimbra falou sobre produtividade e gestão de tempo da mulher advogada. Ela afirmou que o tema é essencial, mas ainda está sendo pouco explorado no mundo jurídico, sendo fundamental entender que é preciso fazer gestão pessoal e não gestão de tempo. “O que você gerencia são as suas prioridades, é o que você decide fazer naquele tempo de 24 horas que existe para todos. As pessoas acabam cometendo o equívoco de fazer cursos de administração do tempo, mas não existe gestão do tempo, o que existe é a gestão da própria vida, a gestão pessoal. Gerenciar a vida é gerenciar escolhas. Tudo o que a gente faz é porque, de alguma forma, decidimos priorizar”, disse.

Já a psicóloga Cinthia Cruz tratou de temas como depressão, ansiedade e equilíbrio. Ela destacou que muitas advogadas pensam em conseguir o equilíbrio nas atividades ao longo de um dia, mas é preciso ampliar esse período do tempo para trabalhar de uma forma melhor a prioridade de atuação. “As pessoas ficam com essa ilusão de que o equilíbrio existe ao longo das 24 horas do dia e quando isso não ocorre, as pessoas ficam estressadas e ansiosas. Eu trabalho com as minhas pacientes a prioridade da semana. Aprenda a olhar para a sua vida em trechos maiores, porque começamos a perder o foco das coisas quando queremos colocar tudo em 24 horas”, afirmou.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres