Menu Mobile

Conteúdo da página

Coordenação Nacional das Relações Brasil-China promove integração com as seccionais da OAB

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020 às 10h05

A Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) da OAB realizou eventos em parceria com a OAB-RJ, OAB-PA, ESA-PA, OAB-PE e ESA-PE para fomentar as relações bilaterais do Brasil com a China e a importância dos negócios e da integração entre as duas nações. A coordenação está se empenhando para promover a amizade e a troca de conhecimento jurídico entre os dois povos, através da instalação de núcleos da CNRBC em diversos estados do país, sendo que já está presente em 17 seccionais e tem representantes de todos os estados no colegiado nacional.


Conferência da Advocacia da OAB-PA

 

A relação Brasil/China foi destaque na VIII Conferência Estadual da Advocacia, maior evento jurídico promovido pela OAB Para´ e a Escola Superior da Advocacia – ESA-PA. Um dos painéis do evento abordou “A Estratégica Relação entre o Brasil e a China: Pragmatismo, Segurança Jurídica e Oportunidades para a Advocacia”. O presidente da CNRBC, Thomas Law, destacou as diferentes oportunidades para os advogados e advogadas que têm interesse na relação próspera entre empresas chinesas e brasileiras e tratou ainda da quantidade crescente de investimentos feitos pelas empresas de tecnologia chinesas no país.

O vice-presidente da CNRBC, Sóstenes Marchezine, enfatizou que o objetivo do trabalho desenvolvido pela coordenação é colaborar, de forma pragmática, para o bem das duas nações. Ele afirmou ainda que a atuação já repercute positivamente no âmbito diplomático, com o reconhecimento da Embaixada e dos Consulados da China no Brasil, a formação de frentes parlamentares dedicas ao tema nas assembleias legislativas, nos estados, e eficaz integração com o Congresso Nacional, a partir do Comitê de Crise, instituído pela FrenCOMEX.

 

Webinário OAB-PE e ESA-PE

 

O trabalho do colegiado também foi destaque em um webinário promovido pela OAB-PE e pela ESA-PE, com o tema “Diálogos e Perspectivas Comerciais, Investimentos e Parcerias em Infraestrutura Com a China em Pernambuco”. Thomas Law ressaltou ser também objetivo da CNRBC demonstrar e promover as oportunidades que o relacionamento com a China traz para advocacia, sobretudo frente a necessidade de atuação para garantir segurança jurídica aos negócios e intenso fluxo de investimentos internacionais, que tende a crescer e se consolidar ainda mais nos próximos anos. Nesse sentido, Sóstenes Marchezine citou projetos da CNRBC em parceria com a China Law Society, como a edição de livros e a realização de forum bilateral, para aperfeiçoar o mútuo conhecimento sino-brasileiro.

O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, destacou a importância do trabalho da CNRBC na efetiva integração com as seccionais, inclusive com a criação de núcleos em todos os estados do Brasil.

 

OAB-RJ promove webinário e dá posse a Coordenação Estadual das Relações Brasil-China

 

Já o trabalho junto à OAB-RJ culminou na realização conjunta de um webinário com a participação de grandes especialistas, logo após do ato solene de lançamento da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China na seccional fluminense da Ordem. A cerimônia representa um marco na integração e cooperação das relações entre a China e o Brasil.

Foram feitas homenagens a diversas personalidades que se destacaram na promoção das relações entre as duas nações. Todos os palestrantes puderam detalhar diferentes questões relacionadas com a integração e cooperação sino-brasileira. Também falaram sobre a importância da relação comercial com a nação oriental, que é a maior parceira comercial do Brasil há mais de uma década.

O Presidente da CNRBC, Thomas Law, destacou o quórum qualificado dos membros do núcleo do Rio de Janeiro - que conta, inclusive, com a participação não só de advogados, mas de profissionais multidisciplinares - e o trabalho de excelência que vem sendo realizado em parceria com a OAB/RJ. Para o vice-presidente Sóstenes Marchezine, o trabalho de integração com todos os estados é árduo e desafiador, mas também um grande privilégio promover a cooperação internacional com a participação de profissionais de destaque em suas áreas.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres