Menu Mobile

Conteúdo da página

Veja os classificados no primeiro dia do II Concurso de Júri Simulado da ESA Nacional

segunda-feira, 4 de novembro de 2019 às 18h26

Teve início, na manhã desta segunda-feira (4), o II Concurso de Júri Simulado Nacional, iniciativa da Escola Superior da Advocacia do Conselho Federal da OAB (ESA Nacional) com o apoio das 12 instituições de ensino superior participantes.

O secretário-geral do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da ESA Nacional, José Alberto Simonetti, fez o pronunciamento de abertura. “Começamos este projeto na OAB Amazonas, de onde venho, e percebemos uma aceitação e um sucesso muito grandes. Na última gestão, tive o privilégio de estar à frente da ESA Nacional, então chamada de Escola Nacional da Advocacia, e consegui a realização do primeiro júri nacional aqui no Conselho Federal. Novamente tivemos uma procura muito satisfatória e excelente repercussão, o que nos motivou a pleitear e conseguir a inclusão do júri no calendário permanente deste conselho. É uma grande oportunidade para a OAB e para as faculdades”, apontou Simonetti.

Para o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, o júri simulado aproxima a OAB das academias de Direito, promove a vivência prática entre estudantes e mostra a essência do Direito Criminal. “O compromisso da ESA Nacional é por uma formação cada vez mais completa no ambiente jurídico. O júri se revelou em uma excelente oportunidade de colocar em prática o conteúdo ministrado dentro de sala de aula, de um modo didático e bastante realista. Firmo com os senhores, desde já, o compromisso de realizar edições anuais do júri nacional neste triênio em que estarei à frente da escola”, garantiu Duarte.

O diretor aproveitou para divulgar as novas pós-graduações da ESA Nacional nas áreas de direito penal e direito criminal, que estarão disponíveis dentro de 60 dias para o público, com mensalidades a partir de R$ 150. 

O coordenador do júri, Paulo Pereira Trindade Júnior, a segunda edição do júri consolida o evento de forma positiva. “Estamos dando o passo do firmamento. É um verdadeiro encontro de saberes, um encontro das águas, que une o rio Amazonas ao rio Guaíba. O protagonismo hoje é dessas doze faculdades, que significam a esperança de um novo modelo de justiça penal e criminal”, disse ele.

O primeiro embate se deu entre alunos da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e da Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado (RS). Os estudantes do Amazonas, que atuaram como Defensoria Pública, saíram vitoriosos no embate com os alunos do Rio Grande do Sul, que representaram o Ministério Público.

No segundo e último embate do dia, a defensoria foi representada por alunos da Faculdade do Recife (Farec), enquanto o Ministério Público foi representado pelos estudantes do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac). Os alunos do Recife foram os vencedores.


Confira as fotos do Concurso no Banco de Imagens

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres