Menu Mobile

Conteúdo da página

Deu na Mídia: Imprensa repercute desmentido de fake news contra o presidente Felipe Santa Cruz

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 às 17h43

Diversos veículos de imprensa repercutiram os desmentidos sobre o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. O advogado e a Ordem foram atacados, nos últimos dias, por informações falsas nas redes sociais. Uma das postagens afirmava que Felipe Santa Cruz estava ao lado do italiano Cesare Battisti em uma foto tirada no presídio da Papuda, em Brasília, em 2009.

A OAB divulgou nota explicando que Felipe Santa Cruz não estava na imagem e ressaltou que o compartilhamento de mensagens falsas pode ocasionar sanções penais aos responsáveis pela propagação das mentiras. A entidade inclusive encaminhou à Polícia Federal uma lista com os perfis por trás dos ataques. As publicações enganosas ultrapassaram os 100 mil compartilhamentos no Facebook.

Confira abaixo algumas publicações que repercutiram o desmentindo contra o presidente da OAB

Época: OAB vai à PF contra perfis por trás dos ataques ao novo presidente da ordem

A OAB vai entregar à Polícia Federal uma lista com perfis em redes sociais que estariam por trás dos ataques ao novo presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz. Santa Cruz enfrenta uma campanha nas redes sociais depois que afirmou que a Lava Jato não deveria ser infinita. Ele nega ser contra a operação. A OAB pretende processar criminalmente os donos dos perfis. Leia mais aqui.

G1: É #FAKE que presidente da OAB aparece em foto ao lado de Battisti

Circula pelas redes sociais uma imagem de um grupo de pessoas ao lado de Cesare Battisti com uma legenda que diz que o homem de camisa preta atrás do italiano é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. A mensagem é #FAKE. O encontro, registrado pelo fotógrafo José Cruz, da Agência Brasil, ocorreu quando Battisti, preso na época no presídio da Papuda, em Brasília, recebeu a visita de um grupo de parlamentares das comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara dos Deputados. Era véspera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua extradição. A OAB divulgou uma nota em que diz que o presidente da instituição não está na foto e destaca que o compartilhamento de mensagens falsas pode ocasionar sanções penais aos responsáveis pela propagação das mentiras. Leia mais aqui.

Estadão: Presidente da OAB não posou para foto com Cesare Battisti

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, não está em foto com o italiano Cesare Battisti que circula nas redes sociais. A fotografia foi feita em 2009, durante visita de um grupo de parlamentares integrantes das comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara a Battisti na Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde ele estava preso na época. Na imagem, estão o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), o ex-deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e o ex-senador José Nery (PSOL-PA). O homem de preto, erroneamente apontado como Santa Cruz, não foi identificado. Leia mais aqui.

Agência Lupa: #Verificamos: Homem que aparece em foto com Cesare Battisti não é presidente da OAB

A foto que aparece no post foi tirada no dia 17 de novembro de 2009, durante visita de apoio realizada por parlamentares brasileiros a Cesare Battisti no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Na ocasião, o italiano aguardava julgamento de seu pedido de extradição pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Uma imagem muito semelhante foi feita naquele dia pelo fotógrafo José Cruz, da Agência Brasil. A foto não está mais disponível no site do órgão, mas foi reproduzida por outros portais de notícias e na página do PSOL de São Paulo. As legendas da época citam nominalmente os deputados federais Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ) e os senadores José Nery (PSOL-PA) e Eduardo Suplicy (PT-SP), mas não fazem qualquer menção à identidade do homem de camiseta preta. No domingo (10), a OAB desmentiu a informação sobre a presença de seu presidente na imagem. Em seu Twitter e em nota oficial, destacou que a pessoa com camisa preta não era Felipe Santa Cruz. Leia mais aqui.

Valor Econômico: É #FAKE que presidente da OAB aparece em foto ao lado de Battisti

Circula pelas redes sociais uma imagem de um grupo de pessoas ao lado de Cesare Battisti com uma legenda que diz que o homem de camisa preta atrás do italiano é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. A mensagem é #FAKE. Leia mais aqui.

Conjur: OAB pede que PF investigue perfis que atacaram Felipe Santa Cruz

O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, tem sido alvo de notícias falsas depois de ter dito que a operação "lava jato" não deve durar para sempre. As publicações enganosas já têm mais de 100 mil compartilhamentos no Facebook. Diante disso, a OAB pediu providências para a Polícia Federal. A PF já teve acesso a uma lista com perfis em redes sociais que estariam por trás dos ataques. Leia mais aqui.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres