Menu Mobile

Conteúdo da página

Confira as principais notícias do período entre 26 de maio a 1º de junho

sexta-feira, 2 de junho de 2017 às 16h44

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, os artigos do presidente Claudio Lamachia, “Aprimoramento da democracia” (Huffington Post Brasil), e “O presidente e o fanfarrão” (O Globo), as entrevistas do presidente da Ordem para a Revista Época e ao jornal O Estado de S. Paulo, OAB requer ao STF providências pelo sigilo de comunicações entre advogados e clientes, abertas as inscrições para o XXIII Exame de Ordem, OAB leva pleitos ao Ministério do Meio Ambiente, Lamachia defende ressocialização de presos como pilar para segurança e a Caravana de Prerrogativas chega a Rondônia, entre outros assuntos.

Sigilo de comunicações

A OAB, por sua Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, apresentou requerimento nesta quarta-feira (31) ao STF para resguardar o sigilo das comunicações entre clientes e advogados no inquérito que envolve o presidente da República, Michel Temer, e o senador Aécio Neves. A Ordem requer a determinação de lacração e posterior destruição de todo o material proveniente de interceptações dos diálogos cujo sigilo é garantido pela Constituição e pela Lei, e que não interessem às investigações. Leia mais aqui.

Artigo em O Globo

Confira o artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicado na edição desta sexta-feira (26), no jornal O Globo. Leia mais aqui.

Revista Época

Confira a entrevista do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicada na edição desta sexta-feira (26), da Revista Época. Leia aqui o artigo.

Estadão

Confira a entrevista do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicada na edição deste domingo (28), do jornal Estadão. Leia mais aqui.

Huffington Post

O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, publicou artigo nesta terça-feira (30) no site Huffington Post Brasil. No texto, explica o pedido de impeachment protocolado pela Ordem contra o presidente da República, Michel Temer, e clama por um aprimoramento da democracia. Leia mais aqui.

Ressocialização de presos

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou a importância de uma nova visão acerca dos direitos humanos dos presidiários. Segundo ele, há uma abordagem equivocada da questão ao imaginar que a defesa dos direitos humanos de presidiários seja algo que possa conflitar com os interesses da sociedade ou ser uma coisa que só possa ser conquistada em detrimento das vítimas de criminosos. Lamachia destacou que a ressocialização é um dos pilares essenciais para a garantia de segurança para a população. O presidente nacional da OAB participou na tarde desta terça-feira (30) da reunião da Comissão Nacional de Direitos Humanos. Leia mais aqui.

XXIII Exame de Ordem

O Conselho Federal da OAB divulgou nesta terça-feira (30) o edital de abertura do XXIII Exame de Ordem Unificado. As inscrições poderão ser feitas a partir das 17h do dia 30 de maio até as 17h do dia 9 de junho de 2017. Veja aqui o edital.

Meio Ambiente

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da entidade, Marina Gadelha, foram recebidos nesta terça-feira (30) pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. Na pauta, questões relativas a uma maior participação da Ordem nos debates acerca de assuntos jurídicos e legislativos de cunho ambiental. Veja mais aqui.

Caravana de Prerrogativas

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou na noite desta quinta-feira (1º) a importância do XVI Encontro da Jovem Advocacia e da XIII Conferência Estadual da Advocacia, que acontecem simultaneamente em Porto Velho. Saiba mais aqui.

II Feira das Caixas

Após abrir na noite de ontem a II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, o vice-presidente nacional da OAB, Luis Cláudio Chaves, proferiu nesta sexta-feira (26) uma das palestras do evento, sobre o tem “Sistema OAB e Conselho Federal”. Veja mais aqui.

Banco do Brasil

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acompanhado do presidente da Comissão Especial de Advocacia em Estatais, Carlos Castro, recebeu nesta quarta-feira (31) a visita dos diretores eleitos da Associação dos Advogados do Banco do Brasil (ASABB), Luis Roberto Ferreira Vaz (presidente) e Igor D’Moura Cavalcante (vice). Saiba mais aqui.

Anamatra

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, representou a entidade na noite desta quarta-feira (31) na posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), eleita para o biênio 2017/2019. A solenidade foi marcada por críticas aos termos da reforma trabalhista por parte dos juízes trabalhistas, a exemplo do posicionamento da OAB sobre o tema. Leia mais aqui.

Anuário da Justiça

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na noite desta quarta-feira (31) do lançamento da 11ª edição do Anuário da Justiça. A cerimônia de lançamento desta edição foi realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O Anuário da Justiça Brasil 2017 é uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro, mostrando quem são os atores da cena judicial e como trabalham. O presidente da seccional de São Paulo da OAB, Marcos da Costa, e o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, Técio Lins e Silva, também participaram da cerimônia. Leia mais aqui.

Novo Código de Ética

A seccional do Rio Grande do Sul da OAB foi a primeira a receber o Projeto “Corregedoria Itinerante”, com a visita da Corregedoria Nacional da Ordem. O projeto, promovido pela Corregedoria Nacional da OAB, tem por finalidade auxiliar as Seccionais do Sistema OAB, os Tribunais de Ética e Disciplina e Corregedorias locais na correta aplicação do novo Código de Ética e Disciplina da OAB, que completará um ano de vigência no próximo mês de setembro. Além disso, o projeto tem como objetivo realizar palestras, abertas aos advogados e advogadas, nas 27 Seccionais e em algumas Subseções indicadas, voltadas para os esclarecimentos das atualizações do novo dispositivo. Veja mais aqui.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres