Menu Mobile

Conteúdo da página

Imprensa repercute nota da OAB que critica redução da maioridade

quinta-feira, 2 de julho de 2015 às 22h00

Brasília – Diversos veículos de mídia repercutiram, nesta quinta-feira (2), a nota do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em que critica a aprovação pela Câmara dos Deputados da PEC que reduz a maioridade penal.

Para Marcus Vinicius, a matéria é inconstitucional por visar a alteração de cláusula pétrea da Constituição Federal, além de ferir também o devido processo legislativo ao submeter à nova votação, no mesmo ano legislativo, matéria rejeitada.

O presidente ressalta que a matéria carrega inconstitucionalidade material por ferir uma garantia pétrea, não passível de alteração, uma vez que os direitos fundamentais do cidadão – entre eles a maioridade penal aos 18 anos de idade – são garantias intocáveis.

Quanto à imposição de votar matéria rejeitada na mesma sessão legislativa, Marcus Vinicius aponta que a PEC também incorre em inconstitucionalidade formal, pois fere a garantia do devido processo legislativo. A proposta foi rejeitada pelo plenário em um dia e, no outro, submetida à deliberação e aprovada.

Confira os destaques da imprensa:

Matéria do Jornal Nacional

Matéria do jornal Folha de São Paulo

Matéria do portal G1 

Matéria do jornal O Estado de São Paulo 

Matéria do jornal Valor Econômico

Matéria do jornal O Globo 

Matéria do jornal Zero Hora

Matéria do portal Yahoo 

Matéria do portal da Revista Exame 

(DG)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres