Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB presente à posse de Luiz Edson Fachin no STF

terça-feira, 16 de junho de 2015 às 18h29

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou nesta terça-feira (16) da posse de Luiz Edson Fachin como ministro do Supremo Tribunal Federal. O advogado assume a cadeira deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou no ano passado.

A cerimônia foi realizada no Plenário da STF e reuniu autoridades da sociedade civil e dos três Poderes. A OAB sentou-se à mesa de honra com o vice-presidente da República, Michel Temer; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; e o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski.

Segundo Marcus Vinicius, a advocacia se sente realizada por ter mais um representante da nobre classe no STF. “O Supremo, quanto mais for composto por profissional próximo ao cidadão, mais adequadamente guardará a Constituição da República. O novo ministro tem essa qualidade, além de ser um professor qualificado, jurista de mérito e pessoa da mais absoluta índole e honestidade”, elogiou.

“Com todos esses atributos, certamente cumprirá missão de forma exemplar, realizando com dedicação, denodo e altivez as funções de magistrado do Supremo. Os 875 mil advogados brasileiros parabenizam o STF por esta conquista. Podemos dizer que a Constituição agora estará mais bem guardada com o acréscimo dessa inteligência na composição do Supremo”, finalizou.

Fachin foi encaminhado ao Plenário pelo ministro decano do STF, Celso de Mello, e pelo mais novo, Luís Roberto Barroso, como é tradição na casa. O novo ministro prestou compromisso de posse e foi declarado empossado pelo presidente do Supremo.

Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS). Ele é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mesma em que se graduou em Direito em 1980. Tem mestrado e doutorado, também em Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), concluídos respectivamente em 1986 e 1991.

Fez pós-doutorado no Canadá, atuou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, em Hamburgo, na Alemanha, e também como professor visitante do King’s College, em Londres. Seu nome foi anunciado pela presidente da República Dilma Rousseff no dia 14 de abril e, no dia 19 de maio, o Plenário do Senado Federal aprovou a indicação.

Com informações do STF

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres