Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente Nacional da OAB defende uma verdadeira reforma política

quinta-feira, 23 de outubro de 2014 às 18h54

Rio de Janeiro (RJ) - O discurso de encerramento do Presidente Nacional da Ordem dos Advogados Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, na XXII Conferência Nacional dos Advogados, foi marcado pela defesa da Reforma Política Democrática do país. “A nossa proposta é que todos os conselheiros federais e demais integrantes da Ordem venham, ainda no primeiro semestre de 2015, para as ruas exigir a discussão, a votação e a aprovação da reforma política do Brasil”, afirmou Marcus Vinicius.

O presidente ressaltou que esta pauta vai garantir a extinção do financiamento empresarial para candidatos e partidos e também a criação de um sistema transparente de votação em candidatos políticos. Além disso, o presidente nacional da OAB falou sobre duas reformas necessárias para a classe advocatícia.

“A primeira é discutir e votar a criação de uma cota que garanta 30% dos quadros da Ordem para as mulheres. Este é o nosso chamamento para aumentar a participação das mulheres diante do nosso apoio às políticas afirmativas criadas em nossa sociedade. A segunda reforma é sobre a convocação de um plebiscito, em março de 2015, que vai debater a implantação das eleições diretas federativas do órgão.”, afirmou Marcus Vinicius. De acordo com ele, as eleições diretas são um assunto inadiável que precisa do consentimento de toda a classe.

Para finalizar, o presidente lembrou que a proposta da OAB para a reforma política democrática do Brasil é também a reforma da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da União Nacional dos Estudantes (UNE), dos movimentos sociais e de quase 100 entidades da sociedade civil. “É uma proposta elaborada em cima da política de consenso”, concluiu Marcus Vinicius.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres