Menu Mobile

Conteúdo da página

Sustentabilidade e Meio Ambiente em destaque na Conferência Nacional

quarta-feira, 22 de outubro de 2014 às 16h48

Rio de Janeiro (RJ) - Nesta quarta-feira (22), no terceiro dia da XXII Conferência Nacional dos Advogados, o painel 27 teve colocou em debate a Sustentabilidade e o Meio Ambiente. Para essa discussão, além de advogados e professores especialistas no assunto, a mesa teve a presença do deputado federal e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas. Os palestrantes apresentaram o conceito de desenvolvimento insustentável, que é quando o poder público se omite de seus deveres ambientais de fiscalização e controle.

O diretor da Escola Superior de Advocacia ESA/RJ, Flávio Ahmed, abriu os debates afirmando que, sob a visão da advocacia, a sustentabilidade deve ser tratada como um fator fundamental para um meio ambiente equilibrado. “O advogado tem o papel de regular o uso do bem ambiental. Temos que exigir daquele que empreende o respeito ao meio ambiente através da lei”, disse Ahmed.

Paulo Affonso Leme Machado, professor da UNIMEP, declarou que o Direito Ambiental e o Direito ao Desenvolvimento existem não como alternativas, mas como recursospara preservar os processos ecológicos essenciais de proteçãoda fauna e a flora. O mestre também criticou a falta de informação e organização das políticas sustentáveis, concluindo que “Sem informação organizada, veraz e acessível e sem pesquisa não há prevenção do dano ambiental e não se pode praticar o desenvolvimento sustentável”.

Durante o discurso do diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, foram feitas diversas críticas à sociedade e ao padrão de produção e consumo insustentável. “Quem ama cuida, mas precisamos reaprender a amar”, afirmou Fiedrich. Para ele, a responsabilidade sobre esse tema é compartilhada pelo governo, sociedade, entidades, empresas públicas e privadas, escolas e cidadãos. “Uma nova economia deve emergir com base na sustentabilidade”, reforçou.

O deputado Bruno Covas finalizou o debate afirmando que a sua formação em direito sempre o ajudou nas gestões, nas quais ele pôde juntar os conhecimentos da advocacia e se comprometer com a causa ambiental.  O condutor da mesa, o advogado Carlos Alberto Maluf, elogiou a gestão do deputado e afirmou que foram visíveis as melhorias na “advocacia sustentável” com o seu comprometimento.

A mesa foi acompanhada pelo relator Luciano Demaria e o secretário Gierck Guimarães Medeiros e também contou com a presença de Sergio de Azevedo Redô, advogado e Presidente da Associação Paulista de Imprensa.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres