Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional presente na III Conferência dos Advogados do Acre

quinta-feira, 18 de setembro de 2014 às 13h08

Rio Branco (AC) – Na noite desta quarta-feira (17), o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou da cerimônia oficial de abertura da III Conferência dos Advogados do Estado do Acre. Acompanhado do vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia, e do diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira, Marcus Vinicius compôs a mesa de honra da solenidade com os presidentes da OAB Acre, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, e da OAB-RO, Andrey Cavalcante.

O tema do evento foi o mesmo que terá a XXII Conferência Nacional dos Advogados, em outubro, no Rio de Janeiro: Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos. A Conferência do Acre homenageou o ex-presidente da seccional  e ex-conselheiro federal Florindo Poersch, falecido em julho deste ano. 

A cerimônia contou com o descerramento da placa de identificação da sede da OAB Acre, que em homenagem ao seu maior patrono foi batizada como Palácio da Advocacia Florindo Poersch. Em seu discurso, Marcus Vinicius destacou o legado das duas gestões de Florindo. “Não à toa Poersch era o Barão do Acre. Homem humilde e dedicado, pai amigo, advogado exemplar e companheiro acolhedor. Gostava de homenagear e exaltar os feitos de pessoas queridas, então nada mais justo do que homenageá-lo dando seu nome ao prédio que tem a sua cara, a marca do seu labor. A advocacia acreana se divide em antes e depois de Florindo Poersch. Sua incansável luta é exemplo para os advogados e para a sociedade”, disse o presidente nacional da OAB. 

ATUAÇÃO CONJUNTA

Na ocasião, Marcus Vinícius ressaltou, também, conquistas que virão para a advocacia acreana. “É munido pelo espírito de fé na advocacia que Florindo Poersch carregava que eu anuncio, a todos vocês, que o Conselho Federal e a OAB Acre inaugurarão, juntos, quinze Salas dos Advogados no interior do Estado nos próximos meses. A OAB vai aonde o advogado está”, completou.  

O vice-presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, também rendeu homenagens a Florindo Poersch. “Esse é um momento de carregado simbolismo, mas sobretudo de grande emoção. Falo em caráter pessoal, em nome da minha família. E por falar em família, é a família OAB quem está aqui hoje homenageando o extraordinário Barão que foi Florindo. Ao perdermos sua presença, perdemos grade parte da determinação de nossa instituição. Um lutador, que representará para sempre o tema central deste encontro. Expressava na essência o que está no artigo 133 da Constituição Federal, que roga que o advogado é indispensável à administração da justiça. Este respeito ao passado é o alicerce para a construção do futuro da advocacia”, disse Lamachia.

O presidente da seccional acreana, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, também discursou. “Ao ouvir o hino acreano no início da cerimônia, fui profundamente tocado. Me vieram muitas memórias do Florindo e resolvi deixar meu discurso de lado. Vejam a importância da temática que traz a efetivação dos direitos e o papel dos advogados nesse contexto. As recentes manifestações de rua pedindo uma nova atuação pública, mais consentânea, mais proba. Fiz questão de repetir aqui no Acre o tema da Conferência Nacional porque é o que o povo quer nacional e localmente. E o Florindo sonhou com isso, com um mundo melhor em termos de atividade pública e política. Ele lutou muito por uma advocacia e por uma sociedade mais fortes, para mudar a cara da OAB. Esposo dedicado, pai companheiro, líder nato. O momento é impar, especialmente, porque nos faz reviver a presença dele”, ressaltou.

Foi exibido um vídeo produzido pela OAB Acre em homenagem a Florindo Poersch. A viúva Socorro Poersch recebeu das mãos do presidente Marcos Vinícius Jardim Rodrigues uma placa “em homenagem ao legado deixado pelo Barão à advocacia acreana”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres