Menu Mobile

Conteúdo da página

Autor de trilogia sobre Getúlio participará da Conferência Nacional

quinta-feira, 18 de setembro de 2014 às 14h10

Brasília – O escritor e jornalista Lira Neto fará a palestra de encerramento da XXII Conferência Nacional dos Advogados, às 9h30 do dia 23 de outubro. Autor de aclamadas biografias, o autor abordará o estado de direito no Brasil e o período Getúlio Vargas. Lira Neto lançou recentemente a última parte da trilogia que conta a história do presidente que governou o país em dois períodos, sendo responsável pela instalação do Estado Novo.

A monumental biografia de um dos mais polêmicos políticos da história do país foi uma construção de anos na vida de Lira Neto. Com mais de 1.700 páginas, “Getúlio” serviu-se de extensa base de dados: além de depoimentos de personagens e de cartas, o escritor usou memorandos oficiais, diários, autos judiciais e boletins de ocorrência, entre outros. A palestra no maior evento jurídico da América Latina trará um panorama da situação jurídica do país nos governos de Getúlio Vargas.

O primeiro volume, publicado em 2012, cobre o período que vai do nascimento de Getúlio Vargas, em São Borja (RS), em 1882, até a conquista do poder, em 1930. “Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930-1945)”, o segundo volume (2013), traz a trajetória política e pessoal do mandatário no Palácio do Catete até o golpe de estado que o alijou do poder. No terceiro volume, “Da Volta pela Consagração Popular ao Suicídio” (2014), Lira Neto descreve os últimos anos de Getúlio, entre 1945 e 1954, quando se matou com um tiro no peito.

Além de Getúlio Vargas, Lira Neto já esmiuçou a vida de outras personalidades em biografias famosas, a exemplo do escritor José de Alencar, o ex-ditador Castello Branco, o sacerdote Padre Cícero e a cantora Maysa.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

Maior evento jurídico, a XXII Conferência Nacional dos Advogados ocupará o Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro. O temário geral da Conferência Nacional dos Advogados é constituição democrática e efetivação dos direitos. Serão 40 painéis com mais de 250 palestrantes de diversos países, além de eventos paralelos, encontros, bate-papos e uma feira jurídica.

A programação completa da Conferência está neste link. Neste outro link está a programação com horários e locais. As inscrições continuam abertas e os participantes tem desconto em voos e hotéis no Rio de Janeiro

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres